BLOG

O que determina o shelf life de um produto?

Quem é produtor de alimentos deve saber que tão importante quanto elaborar um produto de alta qualidade e que agrade o consumidor, é garantir um bom shelf life para que esse produto permaneça pelo maior tempo possível nas gôndolas e prateleiras do supermercado sem perder suas características originais. Afinal de contas, não existe nada pior do que investir alto em qualidade para depois perceber que o tipo de armazenamento escolhido não foi dos melhores e, por isso, a vida útil do alimento acabou diminuindo.

Quem trabalha no setor de alimentos, com certeza já ouviu falar de um termo shelf life. Em uma tradução livre, o termo significaria algo como "vida na prateleira”. Ou seja, shelf life nada mais é do que o tempo em que um determinado produto permanece com suas características originais e próprio para consumo na prateleira de uma loja ou supermercado; o seu período de validade.

Mas você sabe o que determina o shelf life de um produto?

O shelf life de um produto começa a ser contado a partir da sua data de fabricação. Para garantir que um alimento permaneça próprio para consumo por bastante tempo, vários fatores devem ser levados em consideração. Os principais são os ingredientes utilizados, o modo de produção, as condições de higiene e, principalmente, a embalagem que está sendo utilizada para armazenar o produto.

Um produtor de alimentos pode usar os melhores ingredientes do mercado, fazer todas as etapas da produção corretamente, em ambientes esterilizados e higiênicos, mas se a embalagem que ele escolher para apresentar a mercadoria no supermercado não for de boa qualidade, a vida útil do produto estará comprometida. Sendo assim, é muito importante escolher embalagens que garantam um elevado shelf life.

Embalagens que conservam o produto por mais tempo são aquelas que tem em sua composição uma tecnologia de barreira à gases, umidade,  raios U.V, entre outras. Essa tecnologia garante que seu alimento permanecerá intacto por mais tempo. Para ter certeza que o shelf life do seu produto será alto, é importante investir em embalagens que sejam compostas por insumos com características e propriedades específicos, que entreguem uma alta barreira, garantindo que o que está armazenado nelas se mantenha sempre sua forma natural, preservando os aspectos originais dos alimentos como cor, sabor e textura.

Escolhendo a embalagem correta, o seu produto permanecerá por mais tempo próprio para consumo tanto no supermercado, quanto depois da compra. Isso garante um volume de vendas maior aliado a uma menor taxa de desperdício.

Por isso, se você é produtor de alimentos e está procurando uma embalagem que realmente aumente a vida útil do seu produto, a Identità é a sua escolha ideal. Possuímos embalagens para produtos cárneos ou lácteos produzidas com alta tecnologia e que nos garantem o posto de empresa de embalagens com o maior shelf life do mercado. Ou seja, se você quer ver os seus clientes satisfeitos, levando para casa alimentos fresquinhos como no momento em que foram produzidos, a Identità é com certeza a escolha correta.

Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções para seu negócio. Temos as melhores embalagens para atender você e a sua empresa.