BLOG

Dicas para reciclagem fácil e rápida

 

A crescente industrialização no mundo polui em larga escala o meio ambiente. O descarte e acúmulo de lixo afeta cada vez mais o planeta. A poluição extingue biomas, gera alterações climáticas e prejudica a saúde humana. A Identità faz a sua parte cuidando da Terra, somos uma empresa 100% sustentável. Além de disponibilizar um produto ecológico, 100% reciclável, buscamos disseminar a consciência ambiental. A preocupação com o meio ambiente não deve partir apenas das empresas, você pode ajudar o meio ambiente a partir da sua própria casa, veja como:

  • Comece sujando menos. Ambiente limpo não é o que mais se limpa, mas o que menos se suja.
  • Reaproveite o que for possível. Reutilize sacolas de supermercado para recolher lixo.
  • Usar garrafas PET para fazer hortas suspensas e bebedouro de pássaros também é uma boa iniciativa. Existe um leque de possibilidades para elas. Essas garrafas são reutilizadas na indústria para produzir vassouras e até camisas. Se você não sabe, não tem tempo ou não quer utilizar garrafas PET, separe-as para a coleta seletiva, doe ou leve direto a um ponto de entrega se houver em sua cidade.

 

Coleta seletiva: dicas para separar o lixo

 

A coleta seletiva consiste em separar o lixo reciclável do lixo orgânico. O reciclável não deve ir parar em lagos, florestas, beiras de estradas, especialmente os plásticos já que demoram muito tempo para se degradarem. Considera-se:

  • Lixo reciclável ou seco: papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, caixas de leite, caixas de papelão (desmontadas), metais (ferrosos e não ferrosos), latas em geral, alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos de metal e de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos (todos os tipos), garrafas PET, sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados.
  • Lixo úmido ou orgânico: cascas de frutas e legumes (lixo compostável), restos de comida, papel toalha, sujeira de vassoura e de cinzeiro.
  • Não recicláveis: papel higiênico, papel plastificado, papel de fax ou carbono, vidros planos, cerâmicas ou lâmpadas.

Não basta apenas separar os materiais. Alguns cuidados a mais devem ser tomados:

 

  • Plásticos: lave-os para que não fiquem restos de produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material.
  • Vidros: lave-os e retire as tampas.
  • Metais: latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.
  • Papéis: podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.
  • As caixinhas de leite do tipo longa vida também devem ser limpas para evitar que a sujeira deixe mau cheiro e atraia animais como ratos e baratas.

    Você não precisa separar os materiais recicláveis por tipo. É necessário somente separar o material seco do úmido.

Envolvendo sua família

Dividir a coleta seletiva entre todos da família, inclusive as crianças, é uma maneira de ensinar sobre educação ambiental e responsabilidade. Segundo Fabrício França, diretor do Instituto Triângulo, que promove ações de conscientização ambiental, “A separação do lixo pode ser feita de forma educativa dentro de casa. Junte o lixo que restou ao fazer a refeição e faça a divisão entre seco e úmido em família, para que todos possam saber como e o que separar."

 

Fazer hortas ou jardins

As crianças podem ajudar a enterrar o lixo orgânico como cascas de alimentos e restos de comida para que se tornem adubo. Esse processo é chamado de compostagem. Após alguns dias, essa terra pode ser usada na plantação de mudas de hortaliças, flores ou ervas medicinais.

 

Reutilizar materiais

Para tornar a reciclagem uma brincadeira, a receita infalível é construir objetos com os materiais secos para ganharem nova utilidade e serem transformados de acordo com a criatividade de cada um.

 

Consciência na utilização do papel

Ao reciclar uma tonelada de papel, você salva a vida de cerca de 17 árvores e ainda previne a emissão de 30 kg de poluente.

  • Use sempre os dois lados da folha de papel;
  • Guarde os pedaços para fazer um rascunho;
  • Use papel reciclado;
  • Recicle papel;
  • Use papel sulfite com o selo de aprovação do Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor).

Boas notícias

O Brasil é campeão mundial em reciclagem de latas e um dos maiores do mundo na reciclagem de garrafas PET.
A Identità Embalagens produz embalagens para alimentos 100% recicláveis, que não agridem a natureza e a saúde humana. Conheça nossos produtos, fale com a gente!